Madri continua a incorporar veículos limpos e sustentáveis à sua frota, para coleta de lixo neste caso. Essas unidades reduzem bastante a poluição de seus equivalentes a diesel. A cidade acaba de receber 36 novos NPs da IVECO Stralis movidos a gás natural comprimido (GNV). O GNV representa uma redução de 99% na emissão de partículas; 90% na emissão de NOx e até 95% nas emissões de CO2 se o biometano for usado. Se não for esse o caso, e for usado um GNV convencional, a redução de CO2 chega a 20%. Além disso, e não menos importante, o custo do combustível, que representa um terço dos custos totais de uma empresa de transporte, é reduzido em 40% e o custo total de operação do veículo em 10%. A comparação é feita com um veículo equivalente movido a diesel. Nesse caso, estamos falando do Stralis NP com o motor Cursor 8 de 330 hp, caixa automática com redutor de velocidade integrado. Não menos interessante para trabalhos noturnos é a redução de ruído do motor a gasolina em comparação com o atual diesel Euro VI; os motores a gás estão entre 50% e 75% mais silenciosos, o que significa entre 3 e 6 decibéis menos ruído. E, no entanto, sua capacidade de trabalho é igual à do diesel Stralis equivalente Euro VI.
O Stralis NP CNV para Madri possui oito cilindros de GNV, com uma capacidade total de 640 litros, o que permite a mesma faixa que cerca de 140 litros de diesel.
Atualmente, existem 73 estações para reabastecimento público de GNV e 46 para GNL na Espanha, tornando-o o país europeu com mais instalações de GNL, com mais 66 locais de GNV e GNL em construção.
“Este é um exemplo claro do compromisso que as grandes cidades têm de contribuir diariamente para a sua qualidade ambiental. Nossos veículos a gás natural, após mais de 20 anos de experiência em seu desenvolvimento, respondem às necessidades ambientais que exigem capitais, como Madri ”, disse Ruggero Mughini, gerente geral da IVECO para Espanha e Portugal".